Rizogênese

Este corte encontra-se na região apical da raiz de um dente na fase de rizogênese (raiz ainda em desenvolvimento). No início da rizogênense a alça cervical sofrerá uma dobra no sentido horizontal e formará o diafragma epitelial e a baínha epitelial de Hertwig. O diafragma epitelial corresponde a porção final do encontro entre epitélio interno e externo; já a baínha epitelial é uma estrutura mais complexa e que será responsável por guiar o desenvolvimento dos tecidos de sustentação: cemento, ligamento periodontal e osso alveolar. A baínha epitelila de Hertwig pode ser dividida em duas regiões: . Baínha epitelial de Hertwig contínua (não fragmentada) que encontra-se contigua ao diafragma. Adjacentes a ela podemos encontrar células da papila (mais próximo do diafragma) e odontoblastos recém diferenciados. . Baínha epitelila de Hertwig fragmentada: nesta porção percebe-se que a baínha perde a sua continuidade devido à fragmentação, o que dará passagem para as células do folículo dental se aproximarem da dentina recém secretada. Na porção da baínha fragmentada, pode-se observar, próximo a dentina o início da formação do cemento e a presença de cementoblastos. (Corte longitudial da raiz de um dente em formação; coloração em hematoxilina e eosina)

 

A imagem em detalhe é um maior aumento da região do diafragma epitelial. Pode-se ver os detalhes do diafragma epitelial: epitélio externo e interno juntos; bem como a papila dental (com maior densidade celular) e o folídulo dental (menor densidade celular). (Corte longitudial da raiz de um dente em formação; coloração em hematoxilina e eosina)

 

A imagem em detalhe é um maior aumento da região da região da baínha epitelial de Hertwig, pode-se perceber a diferença entre a baínha contínua (não fragmentada) e a fragmentada. É possível observar com mais clareza a presença dos cementoblastos iniciando o porcesso de deposição de cemento. (Corte longitudial da raiz de um dente em formação; coloração em hematoxilina e eosina)

 

A imagem em detalhe é um maior aumento da região da bainha epitelal de Hertwig fragmentada. Pode-se perceber com clareza as ilhas de células epitelilas que se formam após a fragmentação, que darão origem aos restos epiteliais de Malassez (os fragmentos epiteliais que permanecerão no ligamento periodontal). Mostra também os cementoblastos já secretando cemento. (Corte longitudial da raiz de um dente em formação; coloração em hematoxilina e eosina)