Este é um corte frontal da cabeça de um feto de rato que encontra-se na 7a SEMANA DE VIDA INTRA-UTERINA. É possível identificar claramente a língua ocupando a região da futura cavidade bucal. Abaixo da língua há uma estrutura esférica composta de cartilagem hialina, a cartilagem de Meckel. Pode-se notar, ainda, o início do desenvolvimento dos germes dentários (projeção pequena do epitélio para o interior do ectomesênquima). Note que ao lado da língua há os processos palatinos laterais que encontram-se verticalizados, ou seja, ainda não há divisão entre a cavidade bucal e nasal. Esta característica de posicionamento dos processos palatinos laterais correspondem a de um embrião humano na 7ª semana de vida intra-uterina. (Corte fronta da cabeça de feto de rato; coloração de hematoxilina e esoina)
Este é um corte frontal da cabeça de um feto de rato que encontra-se na 8a SEMANA DE VIDA INTRA-UTERINA. É possível identificar todas as estruturas citadas anteriormente (língua, cartilagem de Meckel, germes dentários). Note que os os processos palatinos laterais encontram-se agora horizontalizados e quase se tocando na região central, ou seja, ainda não há divisão total entre a cavidade bucal e nasal. Esta característica de posicionamento dos processos palatinos laterais correspondem a de um embrião humano na 8ª semana de vida intra-uterina. (Corte frontal da cabeça de feto de rato; coloração de hematoxilina e eosina)
Este é um corte frontal da cabeça de um feto de rato que encontra-se na 8a SEMANA DE VIDA INTRA-UTERINA. Esta imagem contém os mesmo elementos da imagem anterior, mas note que os os processos palatinos laterais encontram-se agora horizontalizados e se tocando na região central. Embora ocorra o toque entre os processos palatinos laterias, note que ainda não ocorreu a adesão epitelial e há tecido epitelial interposto entre eles nos dois lados, o que significa que a fusão ainda não iniciou, ou seja, ainda não há divisão total entre a cavidade bucal e nasal. Esta característica de posicionamento dos processos palatinos laterais correspondem a um embrião na 8ª semana de semana intra-uterina. (Corte frontal da cabeça de feto de rato; coloração em hematoxilina e eosina)
Este é um corte frontal da cabeça de feto de rato que se encontra na 9a SEMANA DE VIDA INTRA-UTERINA. É possível identificar a língua em primeiro plano e observar que os processos palatinos laterais encontram-se horizontalizados e há início de adesão epitelial entre os processos palatinos laterias na região central na forma de uma interdigitação (maior aumento; note que não é mais possível identificar o epitélio de um lado e do outro, resultado da fusão entre eles). Esta imagem corresponde ao início da 9ª semana de vidra intra-uterina, onde já há separação entre cavidade bucal da nasal. (Corte frontal da cabeça de feto de rato; colocração em hematoxilina e eosina)
Este é um corte frontal da cabeça de feto de rato que se encontra na 9a SEMANA DE VIDA INTRA-UTERINA. Assim como na imagem anterior, é possível identificar a língua em primeiro plano e observar que os processos palatinos laterais encontram-se horizontalizados e completamente fusionados, ou seja, a separação entre cavidade bucal e nasal completou-se. Observe o centro de ossificação no local de fusão dos processos palatinos lateriais (maior aumento), bem como o epitélio recobrindo continuamente o palato duro; estas são caraterísticas de uma fase mais adiantada da 9ª semana de vida intra-uterina. (Corte frontal da cabeça de feto de rato; coloração de hematoxilina e eosina)