Dentina e Polpa

Esta imagem corresponde a um corte tranvesal de um dente onde é possível identificar a dentina e a polpa. A dentina corresponde a área corada de forma homogênea a intensa (em rosa); já a pré-dentina aparece abaixo da dentina como uma matriz menos corada (rosa pálido). Em contato com a pré-dentina encontra-se a camada de odontoblastos. (Corte transversal de um dente; coloração em hematoxilina e eosina)

 

 

As mesmas estruturas podem ser visualizadas em outra coloração: Mallory. O esmalte apresenta-se em vermelho, a dentina corresponde a área corada em azul; a pré-dentina aparece abaixo da dentina. Em contato com a pré-dentina encontra-se a camada de odontoblastos. (Corte transversal de um dente; tricrômico de Mallory)

 

Esta imagem é de um dente que sofreu processo de desgaste para visualização em microscopia de luz. Nesta lâmina é possível identificar o aspecto do esmalte e da dentina de um dente in natura. A dentina possui um aspecto acinzentado enquanto que o esmalte um aspecto acastanhado. Em imagens de lâminas de dente desgastados é possível identificar as estruturas que ficam impressas na dentina no decorrer da sua síntese. Neste tipo de lâmina é possível verificar a “impressão” dos túbulos dentinários correndo pela dentina paralelamente em toda a sua extensão. A dentina que está em contato com o esmalte corresponde a dentina do manto e por ser menos mineralizada possui um aspecto mais claro. A dentina ao centro em tom de cinza mais escuro é a dentina circumpulpar. (Corte transversal de dente; técnica de desgaste)

 

Ainda analisando um corte transversal de dente preparado pela técnica de desgaste, é possivel observar, logo abaixo da dentina do manto e no início da dentina circumpulpar, a dentina interglobular. A dentina interglobular carateriza-se por ser uma região de pequenos aglomerados escurecidos que estão ali presentes em decorrência da falha no início da mineralização globular da dentina do manto. (Corte transversal de dente; técnica de desgaste)

Ainda em corte trasnversal e técnica de desgaste: na região periférica da dentina radicular encontramos uma estrutura com aspecto granuloso formada por pequenos espaços preenchidos por ar: a zona granulosa de Tomes. A zona granulosa de Tomes ocorre no final da dentina radicular pois nesta região a ramificação do processo distal dos odontoblastos é maior, deixando estes espaços na junção demento-dentina. (Corte transversal de dente; técnica de desgaste)